quinta-feira, 12 de março de 2009

winds of change

Amanhã fará exatamente 1 mês que eu cheguei aqui. Agora estou acomodada, as lições estão ficando ótimas e eu estou encontrando razões sobrenaturais para ter vindo pra cá. Por exemplo, achei um livro incrível sobre editoração multimídia na biblioteca da faculdade de ciências políticas. Só por ter achado essa joia, que já dá um belo empurrão no meu TCC, acho q a viagem já valeu a pena.


Outra coisa: o clima está mudando. eu nao preciso mais andar com essa jaqueta e esse cachecol de pelo de coelho (que ganhei do meu namorado)... agora a primavera está chegando!

As pessoas estão saindo nas ruas, indo pro calçadão que tem em Genova, perto da praia, que eu nem sabia que existia. Essa é a diferença crucial de quem vem passar 2 dias aqui e vai embora, e quem fica pra morar. Meu permesso di soggiorno (permissão pra ficar) sai no dia 25 de março. E hoje eu vou participar da laurea (defesa do TCC) da Giulia, uma das meninas que moram comigo. Aqui a Laurea acontece depois do 3o ano (em alguns casos depois de 5 anos de estudo), e não tem chance de ser reprovada. Mesmo assim, a paura (medo) toma conta dos laureandos. Depois da defesa que dura exatos 10 minutos, a laureada se transforma em celebridade instantânea: ganha presentes na cor vermelha (a cor da Laurea), viagens, e muitos muitos comprimentos, como se tivesse passado no vestibular. Após esse dia, a pessoa só aceita ser chamada de "doutora, por favor". Eu, que já estou no meu 6o. ano de faculdade, e faço minha laurea em dezembro (talvez elas venham!), não me sinto duplamente laureada, porém tenho certeza que já vivi muito mais do mundo acadêmico que elas.

PS: meu próximo post será sobre a minha vida social aqui: italianos, italianas, estrangeiros...
PPS: Essa casa tá ficando muito tensa. 6 mulheres num mesmo lugar, já viu...
Posted by Picasa

4 comentários:

  1. Li!!!!!!!!
    1º) foto linda... apesar de você estar com cara de sono..
    2º) muito interessante o modo como eles tratam o TCC - gostei especialmente da parte dos presentes, hehe!!
    3º) fiquei com medo... acho que surtaria numa casa com 6 mulheres: se duas delas ficarem de tpm ao mesmo tempo já será um horror... mas como elas são? conte sobre elas também!!!
    Fica com Deus... Beijinhus!!

    ResponderExcluir
  2. A Priscila falou umas coisas interessantes! Em algum lugar eu li que com a convivência o ciclo mestrual das mulheres se ajustam e passam a ocorrer no mesmo período. Será?
    Um calorzinho sempre vai bem. Até o sol parece que está com mais vontade por aí, forçando os olhinhos a ficarem serrados.
    Cada vez mais o genovesa.blogspot ganha sentido, já está ficando íntima dos meandros da cidade.
    Mil beijos, florzim

    ResponderExcluir
  3. É Lili, não é mole não morar com 5 outras mulheres que ficam mal humoradas assim como a gente. Se já é foda aguentar nosso próprio mal humor, imagina o dos outros e em uma língua estrangeira... Não se esqueça de deixar a biblioteca de lado de vez em quando e passar um tempinho no calçadão com os locais pra poder qq hora dessas ser parada por algum turista pedindo informação... How cool is that?

    Ósculos

    Paula

    ResponderExcluir
  4. Poxa Olívia,

    adorei seu blog, vou acompanhar sim, com certeza!
    Boa sorte na sua vida aí na Itália...

    Baci,

    Vivi
    edit2007

    ResponderExcluir