sexta-feira, 6 de março de 2009

zena

É assim que se diz Genova em genovês. Esse post será dedicado propriamente a Zena.
coisas famosas de Genova, que você nunca suspeitaria terem saído desse porto.
1. Cristovão Colombo. Nome de muitas coisas aqui, muita gente diz que ele nem é genovês, mas tem uma pequenissima casa que é ponto turistico e se intitula como uma das residências do navegante.
2. Paganini. O incrivel violinista e sua virtuose surgiram aqui. Mas não o vejo em nenhum lugar.
3. Jeans. Fui em uma exposição que mostrava as primeiras pinturas feitas em um tecido azul, que era tingido com um pigmento que só se encontrava por essas bandas. Tal cor era conhecida como il blu di genova. Exportada para vários lugares do mundo, virou o blue jeans americano. Hoje só jeans.
4. Molho pesto: é um molho feito com manjericão, azeite e nozes. Muito bom.
5. O dialeto genovês: existem dicionários genovês-italiano! o genovês é uma lingua que mistura todas as antigas linguas dos mais antigos e tradicionais comerciantes, isso é... árabe e português! Por isso, meu sotaque aqui não é sentido, porque eu falo genovês e não italiano. Por exemplo: para dizer "pegar esse pão", em italiano se diz "prendere questo pane", já em genovês "piggiâ questo pan". Veja como soa português... piggia esta mais para pegar que prendere e pão está mais para pan do que pra pane.... não concordam?

Enfim, essa cidade era um lugar de muito intercambio comercial e cultural, claramente... porém hoje é uma cidade cheia de velhos cabeças-duras, que não sabem o que fazer diante dos imigrantes que encontram em toda a esquina. Aqui realmente tem muita gente imigrante, e isso se vê não pq carregam passaportes na mão, mas pq são negros. Estavam tentando fazer uma mesquita aqui e uma penca de velhinhos saiu de casa pra dizer que não queria a mesquita, que seria um lugar politico anti-cristão. As aulas de direitos, não todas, mas algumas, são dadas dentro de uma igreja catolica aqui. Na frente da minha casa tem uma linda imagem de nossa senhora. Aqui só é permitido ser cristao. Estado laico não existe.

As gafes e micos que eu pago nessa vida, fazem a alegria de muita gente, inclusive a minha própria. Aqui já me aconteceu de tudo. Entrei em banheiro dos homens, entrei na sala de aula no momento que nao divia e quando fui sair a maçaneta ficou na minha mão... esse tipo de coisa pastelão mesmo. Mas o fato é que não tenho medo de entrar nos lugares. Conto sempre com um feeling, mas qdo sinto que não tem problema, meto a cara mesmo. Essa foto aí em cima foi tirada na faculdade de arquitetura. Entrei numa porta fechada que dizia café gratis o dia inteiro e fiquei meia hora lá dentro conversando com o pessoal. Eles tinham tomado a sala pra fazer um CA/vivência, porque a faculdade de arquitetura não tinha tal espaço. Estavam me dizendo como era dificil, que ninguem se importava com o espaço e que a maioria achava que não precisava mesmo de um lugar pra discussão e blablabla, foi interessante essa troca de informações. Sugeri a eles fazerem uma semana de arquitetura, e para tentarem coisas diferentes, pra começar mudando o NOME do lugar. Porque só uma louca como eu entra em uma sala que tem do lado de fora um lençol como placa, escrito "espaço auto-gerido". Depois minha housemate disse que aqui na italia o movimento estudantil é uma chacota. Porque na França, os estudantes fazem barulho e conseguem o que querem. Já aqui, pode-se matar cachorrro a grito. O governo não está nem aí.

Depois de descobrir que em 2002, qdo a Italia passou da Lira para o Euro, o governo deixou os comerciantes cortarem zeros ao invés de fazerem uma conversão justa de valores... eu já acredito que tudo pode acontecer.
Isso é assunto pro meu próximo post: como eu passei dias terriveis num país em que quase nada custa menos de 1 euro.
Posted by Picasa

7 comentários:

  1. se você sentiu falta do estado laico em Genova, nem queira imaginar o que são as vilinhas perdidas no meio e no sul da itália, onde o padre entra na sua casa pra dar pitaco na educação dos seus filhos...

    ResponderExcluir
  2. Li, que saudade!!
    Olha... acho que você já deveria esperar esse tipo de coisa, afinal, a Itália abriga o Vaticano e há milhões de católicos...
    Não que isso seja certo, mas tente não se desgastar com isso.
    Mas também não deixe de cumprir seu papel de "mudar o mundo" - por exemplo, seu bate-papo com os alunos de arquitetura foi ótimo pra eles (eu acho...).
    Mas diga-nos se já está conseguindo de fato falar com o povo aí... hehe!!!
    Ah, tem muitos brasileiros?
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. O pesto é realmente uma enormissíssima contribuição de Gênova para o mundo.

    Aproveite as coisas boas, não se deixe abalar pelas coisas ruins, e tire mais fotos, por favor.

    ResponderExcluir
  4. Faço coro dos conselhos. Se preocupar em aproveitar as coisas boas.

    Esse post ficou muito bacana. Já está traduzindo pra gente o que é o mundo genoves.

    E sim, sim, mais fotos com comentários e histórias.

    Beijos mil

    ResponderExcluir
  5. Olha só a Olívia, que entra pra tomar café da faixa e sai influenciando o movimento estudantil genovês. Estamos todos muito orgulhosos de vc, Lili!!! Morar fora do Brasil vai te trazer essa perpectiva de que, apesar da gente reclamar a torto e a direito, ainda tem muita coisa errada no resto do mundo que a gente não aprecia por aqui. Faça a sua lista. Mas aproveite seu tempo tb pra aproveitar tudo que tem de mais legal ou mais diferente por aí, pra fazer a experiência valer a pena...

    Ósculos

    Paula

    ResponderExcluir
  6. Que coragem... Eu não conseguiria entrar em um lugar, ainda mais se dissesse que estão dando algo grátis. Besta eu, que não sabia se podia pisar na grama de Orlando, pois parecia um tapete... Mas a gente mete a cara, depois de pensar um pouco. Vai em frente, garota! Faz uma revolução por aí! Ficará tão conhecida quanto Colombo. ;) E nos deixará extremamente orgulhosos.

    ResponderExcluir
  7. @Lissa: realmente estou ficando com medo do estado católico...
    @Pri: estou conversando bastante com o pessoal, mas tem muitos radicais, que ainda vivem no mundo dividido entre capitalistas e comunistas. é um pouco dificil ver solução nisso. em breve farei um post sobre politica. ah, tem bastante brasileiros, ja conheci uns 6.
    @Bia: agora estou colocando as fotos no picasaweb, elas podem ser vistas na coluna da esquerda, em forma de slide. obrigada por comentar e me dar uma força! vc tem razão!
    @Paula: pior que é, não sei se devo achar bom ou ruim o fato de um país de "1o mundo" ser tão desorganizado quanto a gente, ou ter coisas piores. Pelo menos vamos tentar fazer diferente no Brasil.
    @Camis: não tem outro jeito, a gente nunca sabe o que pode e o que não pode. e algumas coisas nunca vai ficar sabendo. ;)

    ResponderExcluir